Chegou o Ecocarvão RIOCON
O carvão para esquentar o seu churrasco!

APRESENTAÇÃO

A RIOCON está lançando o Ecocarvão, um produto diferenciado obtido através do reflorestamento da Algaroba, uma espécie adaptada ao semiárido nordestino.

CARVÃO GOURMET
O alto poder calorífico e a uniformidade do carvão de Algaroba favorecem o preparo de carnes especiais, razão que o torna a grande preferência dos gourmets em todo o mundo.

SUSTENTABILIDADE

O cultivo da ALGAROBA faz parte do projeto sócio-ambiental da Cadeia Florestal, desenvolvido pela RIOCON, aliando o manejo sustentável da espécie com a geração de renda e desenvolvimento para as famílias da região.

Produção limpa
A produção do EcoCarvão segue um processo de carbonização inovador que elimina a emissão de gases poluentes de efeito estufa em 96% e ainda reutiliza o calor gerado no processo na própria indústria, minimizando, significativamente, os impactos ambientais.

NO CAMPO

A área de plantio de algaroba é dividida em glebas, propriedades que são exploradas por parceiros agrícolas. Cada gleba é subdividada em 04 quadras, sendo 01 delas anualmente destinada ao raleamento ou à renovação das plantas. Neste manejo é gerada a lenha destinada a fabricação do carvão que, após inspeção de qualidade, segue para a fábrica do Ecocarvão

NA FÁBRICA

A lenha é encaminhada aos fornos para o processo de carbonização, que consiste na eliminação de hidrogênio e oxigênio sólido através do calor.

Este processo ocorre em fornos do tipo container, que proporcionam o aumento da produtividade e o domínio do processo, conferindo assim qualidade diferenciada ao produto final.

Toda a fumaça gerada durante a carbonização é direcionada para um queimador, onde são eliminados a maior parte dos compostos tóxicos lançados para a atmosfera, a exemplo do gás metano causador do efeito estufa.

Após a carbonização e retomada da temperatura ambiente, o produto é uniformizado, selecionado e envasado em sacos de 2,5Kg para ser distribuído para o mercado.

Redução no tempo de carbonização (aproximadamente 48h contra cerca de 96h) e de resfriamento do forno (aproximadamente 12h contra cerca de 96h) em relação aos fornos convencionais.

Trabalho mais humano. Os trabalhadores não ficam expostos à inalação de poluentes.

O controle do processo de carbonização é realizado por leitura instrumental (indicação de temperatura) e não por coloração de fumaça e outros critérios subjetivos, possibilitando a padronização dos processos e da qualidade do produto.

Canaã Special Meats
Cidade: Salvador - BA
Telefone: (71) 3018-8204

Rede de Postos Trevo
Cidade: Feira de Santana - BA
Telefone: (075) 2101-0800

Boni Alimentos
Cidade: Salvador - BA
Telefone: (071) 3379-2314

Valeagro
Cidade: Salvador - BA
Telefone: (71) 3379-2314

Perini
Cidade: Salvador - BA
Telefone: (71) 3203-0062

Canaã Alimentos
Cidade: Salvador - BA
Telefone: (071) 3617-8900

CONTATO

RIOCON – FAZENDAS REUNIDAS RIO DE CONTAS LTDA

Fazendas Riocon, Distrito de Catingal,
Bahia, Brasil – CEP 45.240-000
Telefone: (73) 3533-7091
Celular: (73) 9919-0365

riocon@riocon.com.br

ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO